Você sabia que 84% da população brasileira hoje tem acesso a internet? Além disso, a Math Ads, empresa especialista em gestão de mídias, aponta que 9 em cada 10 brasileiros fazem pesquisas online antes de concluírem uma compra.
Deu para notar que a internet é um campo vasto para quem deseja vender, não é mesmo? Mas para alcançar destaque e maximizar a chance de fechar mais negócios, é preciso investir na otimização de site.
Afinal de contas, assim como no mundo offline existe concorrência, na web ela também está presente. E é alta!
Neste artigo explicaremos o que é a otimização de site, qual a importância dela, erros comuns de otimização que devem ser evitados, e como contar com uma agência especializada pode ser a escolha certa para quem está em busca de um bom posicionamento online.
Vamos lá?
O que é a otimização de site?
Quando nós fazemos uma busca no Google, ou em outro buscador como Bing ou Yahoo, nós nos deparamos com uma série de resultados. Mas você já parou para pensar o que determina que aquelas páginas específicas sejam exibidas naquela ordem exata?
De forma resumida, buscadores como o Google, usam vários fatores para determinar se uma página é relevante e útil como resposta às pesquisas feitas pelos usuários, e assim posicioná-la na SERP, a Search Engine Results Page, ou em bom português: Página de Resultados de Motores de Busca.
Portanto, quando falamos em otimização de site, falamos também de adequar um site a esses fatores de rankeamento. Isso é feito a partir da adoção de técnicas e práticas que contribuam para que ele tenha um melhor posicionamento na página de resultados (SERP).
Por que a otimização de site é importante?
As estratégias de otimização de site podem ajudar a sua página a alcançar um melhor posicionamento na SERP, e isso vem acompanhado de vários outros benefícios como:
- Mais tráfego orgânico
- Maior visibilidade para a sua empresa
- Crescimento da credibilidade (empresas que aparecem nos primeiros resultados costumam ser vistas como mais confiáveis)
- Atração de público qualificado
- Aumento nas taxas de conversão
Considerando esses benefícios, fica clara a importância da otimização de site e o fato de que ela é essencial para garantir o sucesso e destaque de uma empresa na internet, não é mesmo?
Mas ao gerenciar um site, existem alguns erros que podem prejudicar seriamente o desempenho e sucesso dele. Abaixo falaremos mais sobre isso.
5 Erros de Otimização Que Você Deve Evitar
1.Falta de Planejamento de Palavras-Chave
Palavras-chave ou keywords são os termos que as pessoas utilizam na hora de fazer buscas na internet.
É importante que você saiba quais palavras-chave estão associadas ao seus serviços e produtos, ou seja, quais palavras as pessoas utilizam nas buscas quando procuram por soluções relacionadas ao seu negócio.
Conhecendo esses termos, é possível fazer um planejamento de palavras-chave, para incluí-los no seu site e nos seus conteúdos, permitindo que eles sejam encontrados pelas pessoas nas buscas.
Além disso, o planejamento de palavras-chave também ajuda a direcionar o tipo de conteúdo que será criado, permitindo que você compreenda quais tópicos interessam o seu público e devem ser abordados.
Deu para perceber que o planejamento de palavras-chave é extremamente importante, não é mesmo? Ele é uma parte essencial da estratégia de otimização de site, e não deve ser ignorado ou negligenciado!
2. Publicação de Conteúdo de Baixa Qualidade
Imagine que ao acessar o seu site as pessoas se deparem com conteúdos que não solucionem suas dúvidas de forma clara, que sejam mal escritos e não tragam informações relevantes.
Elas com certeza não passarão muito tempo na sua página, concorda?
Por isso, é essencial investir em conteúdos de qualidade, que sejam informativos, interessantes e educativos para o seu público.
Além disso, é sempre bom lembrar que os conteúdos publicados no site precisam ser originais.
3. Falta de Linkagem Interna
A linkagem interna consiste basicamente em, ao longo de um conteúdo, incluir links para outras páginas do seu site, para as quais você deseja atrair atenção e maior visibilidade.
Essa é uma estratégia valiosa quando feita de forma correta, pois faz com que os usuários permaneçam por mais tempo dentro do site, no entanto, para obter resultado é importante tomar cuidado com:
- Excesso de links — usar links demais em uma mesma página pode confundir os usuários
- Links quebrados — é importante se certificar de que todos os links estejam funcionando corretamente
4. Desempenho Ruim em Smartphones
Atualmente a grande maioria das pessoas acessa a internet a partir de dispositivos móveis, por isso é extremamente importante garantir que o seu site tenha um bom desempenho nesses dispositivos.
Design não responsivo, onde texto e imagens não se adequam ao tamanho da tela e dificultam a leitura, carregamento lento, links e botões pequenos demais dificultando que os usuários cliquem… São exemplos de erros que prejudicam — e muito — a experiência dos usuários e, consequentemente, o desempenho do site.
5. Site Lento Demais
Um site lento pode ser o motivo para que as pessoas o abandonem antes mesmo de conseguir visualizar o seu conteúdo, aumentando assim a taxa de rejeição da página.
A taxa de rejeição alta impacta diretamente no desempenho do site na SERP, já que aponta para os motores de busca que os usuários não estão encontrando o que precisam, o que faz diminuir a relevância do site.
Além disso, o carregamento lento pode transmitir uma imagem bastante negativa aos visitantes do site, impactando diretamente na credibilidade da sua empresa.
Como Uma Agência Pode Ajudar
Embora seja algo essencial, a otimização de sites pode parecer complexa, e até desafiadora para algumas pessoas (vide os vários erros que podem ser cometidos), e é por isso que contar com uma agência especialista em SEO pode fazer toda a diferença!
Abaixo vamos falar sobre algumas maneiras como uma agência pode ajudar na otimização de sites.
Confira:
- Know-How
Uma das principais vantagens em se contar com uma agência para otimização de site é receber ajuda de profissionais que possuem o conhecimento, a experiência e as habilidades necessárias para executar o trabalho de forma adequada.
- Estratégias Personalizadas
Cada empresa e negócio possui características próprias, e portanto, necessidades diferentes.
Uma agência competente será capaz de identificar as particularidades e também as necessidades do seu negócio, analisando o seu nicho de mercado, público-alvo e concorrência, para assim, oferecer as melhores soluções e formular estratégias personalizadas.
- Análise de Resultados
Analisar e saber medir os resultados periodicamente é essencial para conseguir êxito na estratégia de otimização de site, e os profissionais adequados terão as ferramentas e conhecimento necessário para fazer isso.
- Acesso a Ferramentas
Para fazer uma boa otimização de site é preciso fazer uso de algumas ferramentas, como os buscadores de palavras-chave, por exemplo.
Agências especializadas terão acesso a essas ferramentas e saberão como utilizá-las de modo a extrair o máximo do seu potencial.
- Economia de Tempo
Por último, uma grande vantagem ao se contratar uma agência para otimização de site é a economia de tempo que isso trará para a sua empresa.
Ao terceirizar esse trabalho, você e sua equipe poderão se concentrar em outras áreas importantes da empresa, investindo o tempo na ampliação de seus serviços, enquanto deixa que especialistas cuidem do SEO.
Conclusão
Dentro de uma estratégia de marketing digital bem sucedida, a otimização de site é essencial e traz diversos benefícios. Mas é verdade que, por envolver várias etapas e questões pode ser algo complexo de se executar por conta própria, e nessa hora, contar com os conhecimentos de uma agência faz toda a diferença.
Receber a orientação de especialistas ajuda a evitar alguns erros comuns, mas que podem ser bastante prejudiciais, por isso a Pilar 3 está à disposição para ajudar na otimização do seu site!
Nós somos uma agência focada em atrair mais clientes para a sua empresa através da otimização, reduzindo os custos com tráfego pago, para isso oferecemos o serviço de consultoria de SEO e também de otimização de site, assim ajudamos você a alavancar seu negócio!
Precisa de ajuda para elevar o nível da presença online da sua empresa? Então não perca tempo, fale com um especialista da Pilar 3!