Otimização de Site: Veja 5 Erros Que Você Deve Evitar

otimização de site

Você sabia que 84% da população brasileira hoje tem acesso a internet? Além disso, a Math Ads, empresa especialista em gestão de mídias, aponta que 9 em cada 10 brasileiros fazem pesquisas online antes de concluírem uma compra.

Deu para notar que a internet é um campo vasto para quem deseja vender, não é mesmo? Mas para alcançar destaque e maximizar a chance de fechar mais negócios, é preciso investir na otimização de site.

Afinal de contas, assim como no mundo offline existe concorrência, na web ela também está presente. E é alta!

Neste artigo explicaremos o que é a otimização de site, qual a importância dela, erros comuns de otimização que devem ser evitados, e como contar com uma agência especializada pode ser a escolha certa para quem está em busca de um bom posicionamento online.

Vamos lá?

O que é a otimização de site?

otimização de site
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Quando nós fazemos uma busca no Google, ou em outro buscador como Bing ou Yahoo, nós nos deparamos com uma série de resultados. Mas você já parou para pensar o que determina que aquelas páginas específicas sejam exibidas naquela ordem exata?

De forma resumida, buscadores como o Google, usam vários fatores para determinar se uma página é relevante e útil como resposta às pesquisas feitas pelos usuários, e assim posicioná-la na SERP, a Search Engine Results Page, ou em bom português: Página de Resultados de Motores de Busca.

Portanto, quando falamos em otimização de site, falamos também de adequar um site a esses fatores de rankeamento. Isso é feito a partir da adoção de técnicas e práticas que contribuam para que ele tenha um melhor posicionamento na página de resultados (SERP).


Por que a otimização de site é importante?

Criação de Sites
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As estratégias de otimização de site podem ajudar a sua página a alcançar um melhor posicionamento na SERP, e isso vem acompanhado de vários outros benefícios como:

  • Mais tráfego orgânico
  • Maior visibilidade para a sua empresa
  • Crescimento da credibilidade (empresas que aparecem nos primeiros resultados costumam ser vistas como mais confiáveis)
  • Atração de público qualificado
  • Aumento nas taxas de conversão

Considerando esses benefícios, fica clara a importância da otimização de site e o fato de que ela é essencial para garantir o sucesso e destaque de uma empresa na internet, não é mesmo?

Mas ao gerenciar um site, existem alguns erros que podem prejudicar seriamente o desempenho e sucesso dele. Abaixo falaremos mais sobre isso.


5 Erros de Otimização Que Você Deve Evitar

https://builtwith.com/
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1.Falta de Planejamento de Palavras-Chave

Palavras-chave ou keywords são os termos que as pessoas utilizam na hora de fazer buscas na internet.

É importante que você saiba quais palavras-chave estão associadas ao seus serviços e produtos, ou seja, quais palavras as pessoas utilizam nas buscas quando procuram por soluções relacionadas ao seu negócio.

Conhecendo esses termos, é possível fazer um planejamento de palavras-chave, para incluí-los no seu site e nos seus conteúdos, permitindo que eles sejam encontrados pelas pessoas nas buscas.

Além disso, o planejamento de palavras-chave também ajuda a direcionar o tipo de conteúdo que será criado, permitindo que você compreenda quais tópicos interessam o seu público e devem ser abordados.

Deu para perceber que o planejamento de palavras-chave é extremamente importante, não é mesmo? Ele é uma parte essencial da estratégia de otimização de site, e não deve ser ignorado ou negligenciado!

2. Publicação de Conteúdo de Baixa Qualidade

Imagine que ao acessar o seu site as pessoas se deparem com conteúdos que não solucionem suas dúvidas de forma clara, que sejam mal escritos e não tragam informações relevantes.

Elas com certeza não passarão muito tempo na sua página, concorda?

Por isso, é essencial investir em conteúdos de qualidade, que sejam informativos, interessantes e educativos para o seu público.

Além disso, é sempre bom lembrar que os conteúdos publicados no site precisam ser originais.

3. Falta de Linkagem Interna

A linkagem interna consiste basicamente em, ao longo de um conteúdo, incluir links para outras páginas do seu site, para as quais você deseja atrair atenção e maior visibilidade.

Essa é uma estratégia valiosa quando feita de forma correta, pois faz com que os usuários permaneçam por mais tempo dentro do site, no entanto, para obter resultado é importante tomar cuidado com:

  • Excesso de links — usar links demais em uma mesma página pode confundir os usuários 
  • Links quebrados — é importante se certificar de que todos os links estejam funcionando corretamente

4. Desempenho Ruim em Smartphones

Atualmente a grande maioria das pessoas acessa a internet a partir de dispositivos móveis, por isso é extremamente importante garantir que o seu site tenha um bom desempenho nesses dispositivos.

Design não responsivo, onde texto e imagens não se adequam ao tamanho da tela e dificultam a leitura, carregamento lento, links e botões pequenos demais dificultando que os usuários cliquem… São exemplos de erros que prejudicam — e muito — a experiência dos usuários e, consequentemente, o desempenho do site.

5. Site Lento Demais

Um site lento pode ser o motivo para que as pessoas o abandonem antes mesmo de conseguir visualizar o seu conteúdo, aumentando assim a taxa de rejeição da página.

A taxa de rejeição alta impacta diretamente no desempenho do site na SERP, já que aponta para os motores de busca que os usuários não estão encontrando o que precisam, o que faz diminuir a relevância do site. 

Além disso, o carregamento lento pode transmitir uma imagem bastante negativa aos visitantes do site, impactando diretamente na credibilidade da sua empresa.

Como Uma Agência Pode Ajudar

seo e ponto
seo e ponto

Embora seja algo essencial, a otimização de sites pode parecer complexa, e até desafiadora para algumas pessoas (vide os vários erros que podem ser cometidos), e é por isso que contar com uma agência especialista em SEO pode fazer toda a diferença!

Abaixo vamos falar sobre algumas maneiras como uma agência pode ajudar na otimização de sites.

Confira:

  1. Know-How

Uma das principais vantagens em se contar com uma agência para otimização de site é receber ajuda de profissionais que possuem o conhecimento, a experiência e as habilidades necessárias para executar o trabalho de forma adequada.

  1. Estratégias Personalizadas

Cada empresa e negócio possui características próprias, e portanto, necessidades diferentes. 

Uma agência competente será capaz de identificar as particularidades e também as necessidades do seu negócio, analisando o seu nicho de mercado, público-alvo e concorrência, para assim, oferecer as melhores soluções e formular estratégias personalizadas.

  1. Análise de Resultados

Analisar e saber medir os resultados periodicamente é essencial para conseguir êxito na estratégia de otimização de site, e os profissionais adequados terão as ferramentas e conhecimento necessário para fazer isso.

  1. Acesso a Ferramentas

Para fazer uma boa otimização de site é preciso fazer uso de algumas ferramentas, como os buscadores de palavras-chave, por exemplo. 

Agências especializadas terão acesso a essas ferramentas e saberão como utilizá-las de modo a extrair o máximo do seu potencial.

  1. Economia de Tempo

Por último, uma grande vantagem ao se contratar uma agência para otimização de site é a economia de tempo que isso trará para a sua empresa.

Ao terceirizar esse trabalho, você e sua equipe poderão se concentrar em outras áreas importantes da empresa, investindo o tempo na ampliação de seus serviços, enquanto deixa que especialistas cuidem do SEO.

Conclusão

assessoria de seo
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Dentro de uma estratégia de marketing digital bem sucedida, a otimização de site é essencial e traz diversos benefícios. Mas é verdade que, por envolver várias etapas e questões pode ser algo complexo de se executar por conta própria, e nessa hora, contar com os conhecimentos de uma agência faz toda a diferença.

Receber a orientação de especialistas ajuda a evitar alguns erros comuns, mas que podem ser bastante prejudiciais, por isso a Pilar 3 está à disposição para ajudar na otimização do seu site!

Nós somos uma agência focada em atrair mais clientes para a sua empresa através da otimização, reduzindo os custos com tráfego pago, para isso oferecemos o serviço de consultoria de SEO e também de otimização de site, assim ajudamos você a alavancar seu negócio!

Precisa de ajuda para elevar o nível da presença online da sua empresa? Então não perca tempo, fale com um especialista da Pilar 3!

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