Se você está procurando por “como colocar meu site na primeira página do Google?”, é sinal de que já se deu conta da importância de ter presença digital, não é mesmo?
Atualmente, a jornada de compra dos consumidores inevitavelmente passa pela internet.
Afinal de contas, é por meio de buscadores como o Google que as pessoas se informam sobre uma variedade de temas que as interessam, além disso, procuram informações sobre produtos e serviços que desejam comprar ou contratar.
Um estudo feito pela HubSpot apontou que 51% dos consumidores brasileiros confiam mais nas informações que encontram no Google do que na opinião de amigos ou familiares.
Além disso, 72% dos participantes da pesquisa afirmaram utilizar o Google para encontrar novas marcas e produtos.
Ou seja, para uma empresa ou prestador de serviço, aparecer nos resultados de busca é sinônimo de ser encontrado por clientes em potencial.
Considerando isso, saber como anunciar sua empresa no Google faz todo sentido, não é mesmo?
Mas a verdade é que a competição pelas primeiras posições na página de resultados é bastante acirrada, e é preciso lançar mão de algumas estratégias para conquistar espaço.
Neste artigo falaremos um pouco sobre o que é a SERP, porque é importante aparecer nela e traremos ainda um passo a passo com estratégias para ajudar você a entender como conquistar um bom posicionamento!
Pronto para descobrir a resposta para “como colocar meu site na primeira página do Google”?
SERP: O Que é e Por Que é Importante?
SERP é a sigla em inglês para Search Engine Results Page, ou, traduzindo: Página de Resultados dos Motores de Busca.
Quando um usuário digita um termo no Google, a SERP é a página que aparece reunindo vários links e informações relacionados ao termo que foi buscado.
É esse espaço, mais precisamente a sua primeira página, que é bastante disputado.
Resultados Orgânicos x Anúncios Pagos
Como mencionado antes, a SERP é a página que exibe os resultados das buscas feitas pelos usuários do Google, é importante saber que ela exibe vários tipos diferentes de conteúdo.
Atualmente, as primeiras posições no topo da página incluem alguns links patrocinados, mas quando falamos de bom posicionamento e de “como colocar meu site na primeira página do Google?”
Estamos falando de aparecer entre os resultados orgânicos, usando técnicas de SEO, sem a necessidade de pagar anúncios para isso.
Mas por que estar nas primeiras posições da SERP é importante?
É porque conseguir espaço na primeira página nos resultados de busca, significa também:
- Conquistar maior visibilidade — aumentando as chances de ser visto por pessoas que estão buscando por respostas relacionadas aos seus serviços e produtos
- Atrair tráfego qualificado para o seu site — trazendo para a sua página visitantes que têm maior probabilidade de se interessar pelo que você oferece
- Conquistar maior credibilidade e confiança — as pessoas costumam ver as empresas que aparecem nas primeiras posições do Google como mais confiáveis
- Atrair mais clientes — a atração de público qualificado torna maiores as chances de que eles se tornem clientes, e a consequência disso é mais um benefício potencial de estar nas primeiras posições na SERP: o aumento de vendas
Os benefícios de se estar bem posicionado nos resultados de busca são vários, não à toa a pergunta “como colocar meu site na primeira página do Google?” é feita por muita gente.
Afinal, Como Colocar Meu Site na Primeira Página do Google?
Um bom posicionamento é cobiçado tanto por pequenas quanto por grandes empresas, mas para alcançar resultados positivos é importante primeiro entender como os mecanismos de busca funcionam.
No caso do Google, seus algoritmos priorizam os conteúdos que melhor respondem às dúvidas digitadas pelos usuários no campo de buscas.
Fica claro que a boa experiência do usuário é prioridade, e por isso são levados em consideração fatores como palavras-chave, qualidade do conteúdo, facilidade de navegação nas páginas, além de outros pontos relacionados a esses.
A resposta para a pergunta “como colocar meu site na primeira página do Google?” está na adequação do seu site através de técnicas eficientes de SEO e, ao mesmo tempo, na produção de conteúdo rico, que realmente seja útil e ajude os usuários que chegarem até a sua página.
Para ajudar você a entender como implementar essas técnicas e assim conseguir posicionar melhor o seu site no Google, confira abaixo o passo a passo que preparamos:
1. Faça Uso de Boas Palavras-Chave
As palavras-chave funcionam como uma ponte entre o seu público-alvo e o seu conteúdo, além disso, é através delas que os algoritmos do Google conseguem entender qual o tema tratado no seu site e categorizá-lo.
Podemos dizer então que a resposta para “como colocar meu site na primeira página do Google?” passa por um bom planejamento e uso inteligente das palavras-chave.
Para obter bons resultados, é importante que as palavras-chave sejam utilizadas de forma estratégica.
Para isso, é possível fazer uso de buscadores de palavras-chave, como o SemRush ou o Ubersuggest, por exemplo.
Essas ferramentas mostram o volume de buscas de um determinado termo, e apontam ainda qual o nível de dificuldade de ranquear utilizando ele.
Aqui vale um lembrete: as melhores palavras-chave não são necessariamente as mais buscadas, porque quanto maior o volume de busca de um determinado termo, mais difícil é ranquear bem uma página a partir dele.
Por isso, uma boa estratégia pode ser investir em palavras-chave mais longas e específicas. Apesar de elas atingirem um público menor e mais segmentado, têm maiores chances de ranquear.
2. Crie Conteúdo de Qualidade
O Google prioriza a experiência dos usuários, procurando fornecer as melhores respostas e os conteúdos mais relevantes para eles.
Então se você se pergunta “como colocar meu site na primeira página do Google?”, precisa considerar a experiência que as pessoas vão ter ao acessar a sua página.
Para começar, planeje seu conteúdo pensando nas necessidades e interesses do seu público-alvo. Quais dúvidas ele possui? Como você pode ajudar a esclarecer essas dúvidas?
Responder a essas perguntas permite que você crie conteúdo qualificado, que realmente atenderá as necessidades dos leitores, fazendo com que eles passem mais tempo dentro do seu site.
O resultado? Sua página vai adquirir maior relevância e autoridade, o que também contribui para um bom posicionamento na SERP.
3. Invista em Link Building
Link Building, de forma resumida, é ter conteúdos do seu site linkados por outros domínios.
Isso pode acontecer de forma natural, quando alguém considera seu conteúdo rico e relevante o suficiente para incluir um link para ele em sua própria página.
Esses links são importantes para os algoritmos do Google, e favorecem a relevância e, consequentemente, o posicionamento do seu site.
4. Faça uma Boa Meta-Descrição
Quando fazemos uma busca no Google, logo abaixo da url e do título da página nos deparamos com um pequeno texto.
Esse texto que serve para descrever o que o usuário vai encontrar ao clicar no link é o que chamamos de meta-descrição.
Embora sejam pequenas, as meta descrições têm dois papeis muito importantes, primeiro: ajudam o algoritmo a entender do que se trata o seu conteúdo, e segundo: servem para chamar a atenção dos leitores, levando-os a clicar no link.
Uma boa meta-descrição precisa ser chamativa, objetiva e deve, obrigatoriamente, conter a palavra-chave.
Fazer uso de boas meta-descrições é, junto de outros técnicas, uma boa resposta para “como colocar meu site na primeira página do Google?”
5. Invista Constantemente em Otimizações
É preciso manter as boas práticas de SEO, e, além disso fazer análises dos resultados para implementar as melhorias e otimizações de site necessárias, para assim não apenas conquistar, mas manter um bom posicionamento.
Quem busca a resposta para “como colocar meu site na primeira página do Google?” deve entender que as estratégias e técnicas para se alcançar um bom posicionamento são essenciais e precisam ser feitas constantemente.
Conclusão
Em tempos onde as decisões de compra passam primeiro pela internet, as primeiras posições na SERP — Página de Resultados dos Motores de Busca — se tornam uma vitrine extremamente concorrida.
Fazendo com que grandes e pequenas empresas se perguntem “como colocar meu site na primeira página do Google?”
Ao longo deste artigo abordamos a importância da SERP, a diferença entre os resultados orgânicos e os anúncios, além disso, discutimos algumas estratégias importantes para ajudar você a alcançar um bom posicionamento.
Desde a escolha cuidadosa de palavras-chave, até as análises e melhorias constantes, cada passo conta para alcançar um melhor ranqueamento.
Agora se você precisar de ajuda especializada para implementar essas estratégias e melhorar o posicionamento do seu site, saiba que a Pilar 3 está aqui para ajudar!
Somos uma agência especialista em impulsionamento de negócios através de técnicas de SEO, aqui você encontra os serviços de otimização de site, consultoria de SEO e redação de conteúdo SEO.
Pronto para dar um passo a mais em direção ao sucesso do seu negócio?
Então, não perca tempo, fale hoje mesmo com um especialista: (43) 98842-2867!