Mais de 90% das imobiliárias não estão atentas a uma das oportunidades que iremos destacar nesse artigo; E é exatamente nesse ponto que a maioria perde essa possibilidade de gerar e potencializar resultados diminuindo CAC e aumentando VGV significamente, acompanhe e saiba mais!
Quem participa diretamente do time de marketing ou vendas de uma imobiliária sabe que vender ou até mesmo alugar um imóvel não é algo tão simples, ainda mais levando em conta a avassaladora concorrência digital.
E é aí que se torna necessário colocar em prática ferramentas e estratégias.
E é exatamente nesse momento que o Marketing Digital para Imobiliárias é bem-vindo, mas calma, não vamos falar sobre tráfego pago nem mídias sociais; isso é, sim, importante, mas nem de longe é a única saída ou alternativa para sua imobiliária.
Sair por aí implantando tudo o que todo mundo já faz, só vai te colocar o seu Marketing Digital em apuros; e muitas das vezes achara que a única solução é aumentar a verba sem uma estratégia clara e definida.
Que tal criar uma marca muito mais sólida, e aproveitar os mecanismos de pesquisa sendo encontrado por quem de fato está te procurando?
E ainda usar o marketing digital para imobiliárias de uma forma que ganhe market-share sobre seus principais concorrentes usando a estratégia de mídia própria.
Se gerar autoridade e leads muito mais qualificados, por um custo menor, é importante para o seu negócio? Continue acompanhado este conteúdo: vamos lá!
Antes de Tudo: O que é Marketing Digital para Imobiliárias?
Bom tenho plena certeza que em algum momento já se deparou com esse termo: Marketing, Marketing Digital ou até mesmo Marketing para imobiliária. Em uma linguagem simples seria um meio para atingir o fim que seria GERAR VENDAS!
É claro que existem diversos conceitos e nuances sobre esse tema tão abrangente; mas vamos ficar por aqui com mais essa definição: conjunto de estratégias e ações que irão atrair potenciais clientes para que o atendimento converta os em venda ou aluguel de imoveis.
Mas uma vez o foco aqui é ser prático e direto ao ponto; sabemos que todo processo inicia no anúncio até o atendimento e suas etapas.
Como Começar do Jeito Certo?
Não existe a bala de prata ou mesmo uma fórmula mágica, se você quer começar a atrair clientes qualificados o mais correto é decidir qual ou quais canais de aquisição irá investir.
Um bom planejamento estratégico irá ajudar você a encontrar as oportunidades ideais que se encaixarão melhor em suas ações de marketing digital.
Canais de Aquisição
O que são?
Se você tem um negócio, ou é envolvido com marketing, e vendas, você precisar captar novos clientes, e é aí que entram os diversos tipos de canais de aquisição.
Esses Canais de aquisição fazem parte da estratégia de atrair e captar essas novas oportunidades de gerar trafego para o time de negociação da empresa.
Quais são?
Redes Sociais: Por mais que a empresa não tenha o controle 100%, do que ainda sim é uma boa vitrine de aquisição de novos clientes, seja por conteúdos orgânicos, virais ou até patrocinados.
Aqui existe um esforço muito maior de geração e criação de conteúdo, tendo vista que os usuários são bombardeados quase que simultaneamente com novos conteúdos sem parar.
Anúncios Pagos: Sejam vindos de redes sociais, ou até mesmo Google, esse recurso é ideal para alcançar um grande volume de pessoas rapidamente, sendo possível selecionar o perfil do público mais ideal que se assemelhe com as suas estratégias.
Um ponto de atenção aqui, é que as mídias pagas; tem tido um aumento significativo no CPC; (custo por clique) se tornando em alguns momentos quase que inviável para alguns segmentos, devido à grande concorrência deste canal.
Programas de Indicação: Criar bons programas de indicação pode ser muito relevante, pois a prova social da própria indicação quebra barreiras e deixa esse canal de aquisição muito forte.
O ideal é usar um processo automatizado que bonifique e engaje seus melhores clientes.
E-mail Marketing: Esse canal é um dos mais relevantes, pois está 100% no seu controle, sem nenhuma interferência externa; o único ponto é escolher qual plataforma usar, qual estratégia, cadencia e iniciar os testes.
Alguns estudos dizem que a taxa de conversão de e-mail marketing imobiliário, está entre 1,5% a 4% podendo variar muito conforme planejamento e estratégia.
Eventos e Feiras: Esse canal de aquisição é muito tradicional e relevante; pois podem ser apresentados lançamentos, novidades e afins do setor, e seu impacto tende a ser mais pontual; devido às visitas partirem de prospectos mais engajados.
Midia Própria: Esse é o canal de aquisição preferido dos clientes da nossa assessoria de SEO; trata-se de uma estrutura que a empresa tenha 100% do controle.
Se sua empresa depende do inteiramente do Instagram para vender, isso pode ser um problema caso ele fique fora do ar, realmente não temos controle sobre isso.
Já se você tem uma boa estrutura de mídia própria de aquisição de novos clientes, esse tipo de problema é minimizado, lhe dando tempo de reação diante de possíveis problemas.
O que seria essa estrutura de Midia Própria?
Partiremos do básico: Ter um site que seja referencia no assunto. Isso pode parecer estranho, mas mais de 80% das empresas deixam esse ponto a desejar.
É claro que não estamos falando de qualquer site apenas por ter um site; estamos falando de um planejamento adequado pensado estrategicamente, dando relevância a seus principais produtos e serviços.
Dando a devida importância a pontos de conversão, CTA’s, UX, todos a fim de trazerem novas oportunidades muito mais qualificadas.
Vamos para a cereja do bolo!
SEO aplicado as imobiliárias; essa estrutura de mídia própria deve ser acompanhada de uma boa estratégia de SEO, isso porque esse site só terá trafego qualificado se houver de fato a estruturação e aplicação para os mecanismos de pesquisa.
Outro ponto importantíssimo é a curadoria do blog, que é de onde viram todo o trafego para o site; esse ponto deve ter muita qualidade e consistência. Pois é aqui que o Google vai nos ranquear e nos dar muito mais visibilidade diante dos concorrentes.
Tudo deve ser devidamente planejado, para esse blog responder às principais dúvidas e questões mais relevantes dos potenciais clientes, isso porque nesse exato momento existe alguém pesquisando no Google, temas como:
- qual melhor bairro,
- quais melhores imobiliárias
- como é morar em tal cidade
- qual valor IPTU em Brasília
E por aí vai uma lista interminável de possíveis perguntas que precisam de uma resposta, e é nesse momento que o seu site poderia ser a resposta a esses usuários, assim então trazendo trafego para o seu site.
Uma vez o usuário dentro do seu site, pode ser impactado por um banner, por um píxel, deixando a possibilidade de fazermos um remarketing e ainda reduzir os custos de aquisição de mídia paga.
Conclusão!
Nessa altura do artigo já deve ter entendido como é desafiador fazer marketing, e ainda como tem se tornado cada vez mais caro.
Nossa proposta aqui foi abrir seus olhos quanto as possibilidades de estratégias e ainda lhe trazer luz de como a estrutura de mídia própria pode ser relevante para a sua imobiliária.
Se você ficou interessado(a) em como atingir muito mais clientes com uma estrutura orgânica, solida e com baixo custo de aquisição, nós podemos ajudar sua empresa.
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Somos a Pilar 3, uma Assessoria de SEO especializada em posicionar imobiliárias nas primeiras posições do Google com metodologia e cases comprovados.
Nossas Soluções de Marketing:
- Consultoria de SEO
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Além de trazer retorno sobre o investimento, um dos nossos diferenciais competitivos é ser uma assessoria focada em gerar trafego orgânico e qualificado; por aqui NÃO FAZEMOS social mídia ou trafego pago, muito comum em agências 360°.
Acreditamos que ser de fato; especialistas focados em uma area traz muito mais qualidade, retorno e satisfação.
Por isso estamos preparados para ajudar sua empresa a buscar e alcançar um posicionamento e visibilidade a frente dos seus principais concorrentes.