Se você achegou a esse artigo já deve saber que ter um site pensado e estruturado para os mecanismos de pesquisa é essencial para o sucesso de qualquer negócio, não é mesmo.
Então é aí que você percebe que precisa de uma agência especialista em seo, para garantir a visibilidade para seus potenciais clientes que estão nesse momento pesquisando por empresas igual à sua, bom, mas se você não está muito familiarizado com SEO vamos te explicar tudinho o que precisa saber.
Esse GUIA DE SEO para empresários foi construído de forma leve para quem não sabe nada, de como começar a Otimização de Mecanismos de Busca (SEO) e está pesquisando para poder implantar em sua empresa.
Nesse GUIA, vamos abordar os seguintes tópicos:
- O que é SEO e Qual Importância?
- Como funciona o SEO, na Prática?
- Fatores de classificação de SEO
- Como escolher uma agência Especialista em SEO?
- Tráfego Pago x SEO?
- O que esperar de uma agência Especializada em SEO?
O Que é SEO e Qual Importância?
SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization traduzindo para o bom português: Otimização para mecanismos de busca;
simplesmente é a arte de otimizar seu site para que ele seja facilmente encontrado quando alguém pesquisar por termos do seu mercado, por exemplo: médico ortopedista em brasília ou até mesmo “profissional “tal” em cidade “y”.
Pensar estrategicamente seu site com SEO, é o que vai fazer seu site aparecer bem posicionado nas pesquisas, assim facilitando que o seu potencial cliente o encontre entre os diversos concorrentes do seu mercado.
E a importância?
Imagine sua loja em uma rua lateral sem movimento; dificilmente alguém a encontra, não é mesmo.
E o mesmo se aplica a sua empresa sem uma estratégia de SEO, sem as técnicas adequadas seu site sempre ficará escondido ali no limbo da segunda página para frente do Google, exatamente onde ninguém nunca vai ousar ficar procurando.
Com uma boa assessoria de SEO, seu site vai se tornar um ímã de novos clientes; através das técnicas de otimização de busca você garante que seu site apareça nas primeiras posições dos resultados do buscador para quado alguém pesquisar por produtos ou serviços relacionados com seu ramo de atividade.
Mas fique tranquilo(a)
Isso só vai acontecer se você realmente não quer mais depender 100% de tráfego pago, ou até depender apenas das pessoas que estão passando na rua.
Aproveite os principais benefícios de SEO para seu negócio:
- Aumentar tráfego orgânico: Mais pessoas visitando seu site significa mais oportunidades de conversão e vendas.
- Melhorar a visibilidade da marca: Seu site se torna mais conhecido e reconhecido no mercado, fortalecendo sua marca.
- Posicionamento estratégico: Apareça nas primeiras posições dos resultados de busca, onde a maioria dos cliques acontece.
- Autoridade: Demonstre expertise na sua área e se torne referência para seus clientes.
- Retorno sobre investimento (ROI): O SEO oferece um dos melhores ROIs em marketing.
Investir em SEO é investir no futuro do seu negócio.
Como funciona o SEO, na Prática?
O SEO na prática, vai funcionar conforme o seu objetivo; e quem vai te auxiliar quais objetivos a buscar será um bom especialista em SEO.
Um dos primeiros pontos de como funciona é o profissional fazer o briefing para colher as informações para o planejamento, em seguida com dados em mãos, Google Search Console, Google Analytics instalados é obter acesso ao CMS do projeto e seguir com as implantações técnicas de arquitetura, design e velocidade.
Entre 30 e 45 dias essa primeira etapa está sob controle e otimizada, só reforçando que algumas otimizações são constantes: não existe otimizar uma única vez e está tudo certo para sempre.
Em SEO isso não funciona, o tempo todo rotineiramente esses aspectos são revisitados, analisados e otimizados novamente, devido ser criado novas “urls” e inserido novas imagens no site.
Na sequência é iniciado a inserção de novas páginas, conteúdos, ligações internas, externas.
Todo esse processo obedecendo à orientação do planejamento em cada etapa como: jornada de compra de clientes e intenção de busca.
Fatores de classificação de SEO
De fato quantos fatores existem ao certo não é divulgado pelo Google, o que torna a resposta imprecisa, muitos especialistas em SEO afirmam que ultrapassa a marca de 200 fatores que influenciam diretamente as posições no resultado de busca.
Embora esse número seja incerto, já trabalhamos em dezenas e centenas de projetos de SEO, então temos uma boa experiência em posicionar projetos nas primeiras posições do Google.
Vamos compartilhar somente alguns fatores por se tratar de uma lista muito extensa e técnica.
Principais Fatores:
Conteúdo: Qualidade, relevância, originalidade, frequência, atualização.
Experiencia do usuário: Facilitar a navegação, responsividade, compatibilidade mobile.
Otimizações técnicas: sitemaps, robots.txt, dados estruturados e afins.
Links: texto ancora, bancklinks.
Palavras-Chave: densidade, naturalidade, títulos, meta-descriptions.
Semântica: o contexto importa.
Sinais sociais: Compartilhamento, comentários e rastros pela web podem ajudar.
Segurança: Certificado SSL, camadas de segurança, plugins sempre atualizados.
Atualizações Frequentes: Correções, atualizações e inserção de novas paginas mantém o projeto ativo.
É bom frisar que um projeto de SEO é um processo que exige dedicação, conhecimento e muita atualização constante.
Por isso nós profissionais de SEO costumamos dizer que esse trabalho não se trata de uma prova de 100 metros, mas uma maratona onde a preparação e o cuidado farão parte o tempo todo e isolar os fatores não trarão o resultado esperado.
Como Escolher Uma agência Especialista em SEO?
Ao iniciar essa busca é importante entender necessidades e objetivos, tais como; O que você espera alcançar? Aumentar o tráfego orgânico? Quer melhorar a visibilidade da marca? Que gerar mais leads? Aumentar conversões?
Esses são os primeiros passos; definir objetivos que se encaixam as necessidades do seu negócio.
Ter isso em mente fará com que o objetivo seja alcançado com muito mais assertividade; ao escolher uma agência especialista em seo.
Especialista ou 360°?
Geralmente agências 360° costumam trabalhar em várias frentes do marketing; como; fazem design, fazem trafego pago, entre outros.
O que não é tão positivo, devido à energia do time estar dispersa entre outras atividade do marketing.
Já o especialista vai a fundo de forma vertical, 100% focada em um assunto; o SEO!
Por se tratar de uma atividade muito técnica tanto na estratégia quanto a implementação; por isso, é preferível focar em uma agência especialista. (não obrigatória; mas preferível)
Tráfego Pago x SEO?
Duas grandes forças que se destacam quando o assunto é atrair visitantes para o seu site: tráfego pago x SEO. Cada um com suas vantagens e desvantagens conforme os objetivos, orçamento e o seu tempo disponível.
Tráfego Pago: O tráfego pago tem o poder de atrair visitantes instantaneamente via plataformas como Google Ads, Facebook Ads e Instagram ads, geralmente ideal para lançar produtos, promoções rápidas ou campanhas específicas.
Ainda tem a facilidade de direcionar os anúncios para um público específico, conforme a verba diária definida; nesse caso, se você quer aparecer mais, você investe mais e assim escala suas campanhas.
Mas para isso acontecer você tem um custo continuo, ou sua campanha para de ser exibida na hora. Ao longo do tempo essa estratégia não é tão sustentável, além de exigir um bom conhecimento técnico para evitar o desperdício de verba com campanhas erradas;
Infelizmente esse tipo de problema acontece muito nesse mercado de tráfego pago; a falta de experiência por parte do gestor compromete muito o investimento da empresa.
SEO: Ele tem o poder de atrair muitos visitantes de forma natural e o melhor de forma gratuita, isso por estar em destaque no topo do Google.
Outro ponto muito importante é que ele te dá a visibilidade a longo prazo, gerando resultados mais duradouros, mesmo após parar de investir tempo e recursos nessa estratégia; mas claro que se seu concorrente também investir ele pode te deixar para trás, fique ligado.
Se você quiser de fato ter resultados de longo prazo e uma marca muito mais sólida, essa é a estratégia certa.
- Quer diminuir os custo de aquisição de clientes? SEO é para você.
- Quer ficar a frente de todos seus concorrentes na internet? SEO é para você.
Existem diversos aspectos importantíssimos de SEO, mas para finalizar vamos se atentar a apenas mais um:
>>>Aparecer para seus potenciais clientes que estão te procurando nesse exato momento sem precisar ficar pagando para o Google.
O Que Esperar de Uma Agência Especializada em SEO?
Conhecimento profundo sobre SEO e sobre estratégias, esse é o mínimo a se atentar.
Agende uma reunião seja online ou presencial, isso vai fazer com que você conheça mais de perto sobre a agência especialista em SEO.
Mais um ponto que uma agência de SEO vai fazer por você; é: te colocar junto a estratégia.
Não existe SEO sem os principais responsáveis pelo negócio, por isso uma boa agência de seo consegue extrair junto a equipe responsável as melhores informações para usar a favor da estratégia.
Onde Encontrar Agência Especialista em SEO?
A Pilar 3 é uma agência especialista em SEO, no formato vertical, focada 100% em otimização para os mecanismos de busca.
Aqui na Pilar 3 não fazemos tráfego pago, não fazemos posts de redes sociais, FAZEMOS SEO!
Então se você está procurando uma empresa especializada e quer ter uma estratégia diferenciada nós podemos te ajudar.
Serviços de Marketing para sua Empresa:
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