Segundo dados do IBGE o acesso à internet tem crescido de forma contínua entre os brasileiros, para se ter uma ideia desse crescimento, hoje a rede já chega a ser utilizada em 91,5% dos lares.
Com esse avanço da conectividade, surgem também ferramentas extremamente úteis para as empresas que desejam garantir seu espaço e visibilidade online, e uma delas é o Google Meu Negócio.
Quem já se deu conta do grande espaço e das possibilidades que a internet proporciona para fazer negócios não desperdiça nenhuma oportunidade.
Sejam grandes, médias ou pequenas empresas, nos mais variados segmentos, todos precisam lançar mão de estratégias para ganhar espaço no digital.
Se você se pergunta “como anunciar minha empresa no Google?” a leitura deste post com certeza será útil!
Nele vamos falar sobre vários aspectos do Google Meu Negócio, um serviço essencial para as empresas que desejam ser encontradas pelos seus clientes na internet.
Você vai aprender sobre:
- O que é o Google Meu Negócio
- Como surgiu essa ferramenta?
- Como funciona?
- Vantagens de usar o Google Meu Negócio
- Principais Funcionalidades
- Como Cadastrar Sua Empresa no Google Meu Negócio
- Otimização do Google Meu Negócio
O que é o Google Meu Negócio?
O Google Meu Negócio ou Google My Business é uma ferramenta do Google que permite que empresas criem perfis comerciais, divulguem seus serviços e apareçam, tanto nos resultados de busca quanto no Google Maps.
Essa ferramenta possui funcionalidades valiosas, e permite a aproximação entre as empresas e os consumidores, que têm acesso a várias informações relevantes sobre os serviços que procuram,
como por exemplo: endereço, telefone, horário de funcionamento, avaliações sobre os serviços e produtos e até informações sobre os horários de pico dos estabelecimentos.
Como surgiu o Google Meu Negócio?
O Google Meu Negócio como conhecemos atualmente surgiu em 2014, como resultado da unificação de ferramentas presentes no Google Places e nas páginas de empresas do já extinto Google +.
Mas a sua história começou bem antes, lá em 2004, e passou por diversas transformações ao longo do tempo, todas com o objetivo de oferecer a melhor experiência possível aos usuários.
Tudo começou com o Google Local, um mecanismo de busca exclusivo para encontrar empresas, algo no estilo das antigas listas telefônicas.
Em 2005 o Google apresenta o Google Maps e também o Google Local Business Center, que permitiam aos usuários encontrar locais com facilidade. Esses serviços, posteriormente, foram unificados.
No ano de 2009, mais uma novidade: Google Place Pages, que fornecia aos consumidores dados de contato, endereço, fotos e outras informações úteis sobre estabelecimentos.
Em seguida surgiu a Hotpot, que levava em conta a opinião dos usuários para fazer recomendações.
E então, outra vez acontece a unificação dos serviços.
Em 2011 foi a vez do surgimento do Google+, que viria a ser substituído em 2014, por uma nova ferramenta que unia todas as funcionalidades das anteriores, sim, ele mesmo: o Google Meu Negócio.
Como Funciona o Google Meu Negócio
Agora que você já sabe o que é o Google Meu Negócio, e já conheceu um pouco da sua história, que tal entender melhor como ele funciona e como ele pode ser útil para colocar sua empresa na internet?
O GMN possibilita que as empresas sejam encontradas mais facilmente no Google, unindo informações sobre elas nos resultados de busca e apontando sua localização no Maps.
Ao mesmo tempo em que ele é útil para as empresas, permitindo que elas ganhem maior visibilidade e consigam se promover, é também útil ao ajudar os usuários a encontrarem os serviços que procuram.
Como isso funciona?
Imagine que uma pessoa está pensando em encontrar um lugar para comer, ela vai até a busca do Google e digita “pizzaria”, o buscador aponta como resposta as pizzarias mais próximas, ao clicar sobre um dos resultados o usuário tem acesso a várias informações sobre o local, como por exemplo:
- Endereço e horário de funcionamento
- Telefone
- Serviços que o local oferece
- Fotos
- Avaliações e notas dos clientes
Além de buscar por um serviço e poder conferir quais empresas próximas o fornecem, também é possível que os usuários busquem diretamente pelo nome de um estabelecimento, e aí obtenham várias informações importantes sobre ele.
Você conseguiu perceber que o Google preza muito pela experiência dos usuários, e por isso está sempre buscando fornecer as melhores respostas para as suas perguntas.
Não é por acaso que o Google Meu Negócio entrega aos seus usuários todas as informações necessárias para ajudá-los a encontrar os estabelecimentos que forneçam exatamente o serviço que eles buscam.
Além disso, as informações detalhadas permitem que os consumidores avaliem e consigam escolher o local ideal com maior confiança. Levando em conta fatores como localização, horário de funcionamento e, principalmente, as avaliações.
Mas não é apenas para os consumidores que o uso do GMN é vantajoso, ele também traz diversos benefícios para as empresas.
Veja só:
Vantagens do Google Meu Negócio
1. É um serviço gratuito
A primeira grande vantagem do Google Meu Negócio é que ele é um serviço totalmente gratuito. Isso significa que, independentemente do tamanho da sua empresa, você pode usufruir de todos os benefícios da ferramenta, sem custo.
Para pequenas e médias empresas essa é uma grande oportunidade de fazer uso de um instrumento poderoso de divulgação, e competir em pé de igualdade com grandes marcas.
2. Gera maior visibilidade
Outro grande benefício que o Google Meu Negócio pode trazer para a sua empresa é a visibilidade, dando a chance de que ela apareça nos resultados das pesquisas feitas pelos usuários, que, nesse caso, são também clientes em potencial.
Essa é uma excelente oportunidade de divulgar o seu serviço, endereço, horário de funcionamento, exibir fotos atraentes do seu estabelecimento… E tudo isso tendo a chance de ser encontrado no maior buscador do mundo!
3. Ajuda a conquistar credibilidade
Além de ser um serviço gratuito e gerar maior visibilidade para a sua empresa, o Google Meu Negócio também é capaz de ajudar o seu comércio a conquistar mais credibilidade.
Segundo informações do próprio Google, as empresas que estão cadastradas no Google Meu Negócio têm maiores chances de ganhar a confiança dos usuários, que são 70% mais propensos a visitar locais que mantêm perfis completos e atualizados na plataforma.
Além disso, outras funcionalidades presentes no GMN quando usadas de maneira inteligente e estratégica, também contribuem para a construção de uma imagem de maior confiabilidade e profissionalismo.
Falaremos mais a respeito disso em um próximo tópico.
4. Permite e incentiva a interação com os clientes
Ter um bom relacionamento com os clientes é essencial para qualquer empresa que deseja obter sucesso em seu segmento, concorda? E o Google Meu Negócio também pode contribuir nesse sentido.
Através da ferramenta os clientes podem deixar avaliações, fazer comentários, fazer e responder perguntas…
Os comerciantes por outro lado podem responder a esses comentários, agradecer os elogios, e também observar os pontos de melhoria, caso recebam algum tipo de reclamação.
Ao permitir e, ao mesmo tempo, incentivar essas interações, o Google Meu Negócio ajuda a fortalecer o relacionamento entre as empresas e os seus consumidores, criando esse canal aberto e propício à comunicação.
5. Leva os clientes até a sua empresa no melhor momento da jornada de compra
Uma das maiores vantagens do Google Meu Negócio é a capacidade de conectar os clientes à sua empresa exatamente no momento em que eles estão preparados para tomar uma decisão de compra.
Quem busca, por exemplo, por “pizzaria em Londrina”, tem, no mínimo, a intenção de encontrar uma boa pizzaria para ir comer, não é mesmo?
É uma pessoa que já está no final da sua jornada de compra, decidida sobre o que quer, apenas tentando encontrar o lugar ideal para satisfazer essa necessidade.
Agora, imagine que a sua empresa é uma pizzaria em Londrina, e que possui um perfil devidamente cadastrado e atualizado no Google Meu Negócio. As suas chances de ser encontrado e, quem sabe, escolhido por essa pessoa seriam grandes.
6. Atrai tráfego altamente qualificado para o seu site
Se a sua empresa possui um site, o Google Meu Negócio pode ser mais uma fonte de tráfego para ele, e o melhor: tráfego qualificado.
Como falamos anteriormente, as pessoas que chegam até uma empresa por meio do GMN, estão em uma etapa avançada na jornada de compra.
Dessa forma, aqueles que chegarem até o seu site a partir do Google Meu Negócio serão pessoas muito mais propensas a fecharem negócio, ou seja: aumento nas chances de conversão e, consequentemente, maior crescimento para o seu negócio.
7. Permite que os clientes cheguem ao seu estabelecimento com maior facilidade
O Google Meu Negócio trabalha de forma integrada ao Google Maps, isso quer dizer que, além de fornecer para os usuários informações sobre sua empresa, como seu endereço, por exemplo, ele também aponta no Maps as melhores rotas para que os consumidores cheguem até você.
Essa integração melhora de forma significativa a experiência dos usuários, ao mesmo tempo em que facilita a chegada deles até o seu estabelecimento.
8. Fornece dados e insights valiosos
Além de todas as vantagens citadas anteriormente, outro grande benefício que o Google My Business traz para a sua empresa é a reunião de dados e insights bastante úteis.
A ferramenta permite que você confira informações que vão ajudar a mensurar de forma clara os resultados obtidos pela sua empresa.
Com essas informações em mãos é possível saber qual tem sido o desempenho da sua empresa, fazer ajustes na sua estratégia de marketing, melhorar o atendimento e identificar possibilidades de crescimento e expansão.
Principais recursos e funcionalidades
Depois de explorar as várias vantagens do Google Meu Negócio (GMN), chegou o momento de conhecer alguns dos principais recursos e funcionalidades que a ferramenta oferece e que, quando bem utilizados, podem ajudar a sua empresa a se destacar.
Vamos lá?
Informações Básicas
No perfil da sua empresa no Google Meu Negócio, você pode deixar disponível para seus clientes (e potenciais clientes) algumas informações básicas, porém essenciais, tais como o endereço do seu estabelecimento, telefone para contato e horário de funcionamento.
Esses detalhes, por mais simples que possam parecer, facilitam e até mesmo incentivam o contato dos consumidores com a sua empresa.
Categorias Adicionais
O Google Meu Negócio oferece a opção de adicionar outras categorias de serviços que estejam relacionadas ao ramo de atuação da sua empresa.
Isso facilita que seu estabelecimento seja encontrado através de termos diferentes de pesquisa.
Para exemplificar, imagine que você tem uma pizzaria, como categoria adicional você poderia incluir “delivery de pizzas”.
Isso permitiria que seu serviço fosse encontrado tanto por pessoas buscando por “pizzaria” quanto por “delivery de pizza.”
Fotos e Vídeos
A opção de adicionar fotos e vídeos ao perfil da sua empresa no Google Negócios é outra ótima funcionalidade do serviço, e não pode ser ignorada!
A inclusão de imagens permite que os consumidores tenham um vislumbre inicial da sua empresa, o que ajuda a atraí-los, além de transmitir maior credibilidade e confiança — algo essencial para quem está prestes a tomar uma decisão de compra, concorda?
Aliás, segundo uma pesquisa do próprio Google, os estabelecimentos que possuem fotos recebem 42% mais pedidos de rota.
Postagens
Essa funcionalidade do My Business permite que você compartilhe mais conteúdo e informações com seus clientes em potencial.
É um espaço útil para divulgar promoções e eventos, falar sobre novos produtos e capturar a atenção das pessoas, mantendo-as informadas e mais próximas da sua empresa.
Informações Adicionais
Além das informações básicas, como endereço, telefone e horário de funcionamento, também é possível acrescentar ao perfil da sua empresa alguns detalhes e informações extras, que podem ser decisivos na tomada de decisão dos clientes.
Você pode acrescentar informações a respeito de acessibilidade, estacionamento, formas de pagamento, informar se o ambiente é pet-friendly, ou se possui um espaço kids, por exemplo.
Perguntas e Respostas
Essa função é outro exemplo de algo simples, mas essencial. Neste espaço os consumidores podem fazer perguntas e esclarecer dúvidas que ainda tenham a respeito do seu estabelecimento ou serviço.
Essas perguntas podem ser respondidas tanto pelos responsáveis ou proprietários dos estabelecimentos, quanto por outros clientes.
Esse recurso permite que as pessoas obtenham respostas para dúvidas, sem precisarem, necessariamente, entrar em contato por telefone, por exemplo.
Métricas e Insights
O Google My Business fornece métricas e informações detalhadas sobre o desempenho do perfil das empresas cadastradas.
Você pode acompanhar o número de visualizações do perfil da empresa, cliques no site, solicitações de rotas, número de visualizações dos produtos, quais foram os termos usados na busca que levaram até o perfil da sua empresa, entre outros dados.
Com essas informações é possível monitorar o desempenho da sua empresa, checar o engajamento dos clientes e ainda obter insights importantes sobre o que pode ser ajustado na sua estratégia, visando melhorar o desempenho e a visibilidade.
Essas são apenas algumas das funcionalidades disponíveis no Google Meu Negócio, todas igualmente úteis para as empresas.
Como Cadastrar Sua Empresa No Google Meu Negócio
Nos tópicos anteriores você percebeu que o Perfil Empresas Google possui muitos recursos úteis, além de benefícios e vantagens, não é mesmo? Mas para usufruir de todas essas vantagens é preciso primeiro cadastrar sua empresa na ferramenta.
Para isso, o primeiro passo é acessar a página do serviço e então fazer login, em seguida você vai precisar preencher um pequeno formulário com algumas informações básicas sobre o seu negócio, como o nome, endereço, telefone e categoria do seus serviços.
O cadastro inclui ainda a confirmação da sua autorização para gerenciar a empresa e também a confirmação do local do seu negócio, depois disso é possível inserir ainda algumas informações complementares, para deixar o seu perfil mais atrativo.
Se você deseja entender melhor e de forma mais detalhada cada etapa desse processo, pode conferir um passo a passo completo no nosso artigo: Como Cadastrar Empresa No Google Meu Negócio.
Otimizações no Google Meu Negócio
Pode-se dizer que a história do Google Meu Negócio começou lá em 2004, com o Google Local, de lá para cá a ferramenta passou por diversas modificações até chegar a versão que conhecemos hoje: um serviço por meio do qual as empresas podem criar e gerenciar perfis comerciais.
Esses perfis integrados ao Google Maps facilitam a busca por estabelecimentos, fornecem todas as informações necessárias para que os consumidores possam encontrar exatamente o local que atenderá suas necessidades, proporcionando para eles uma ótima experiência.
Além de fornecer uma ótima experiência aos usuários, o Google Maps também é extremamente útil para empresas, ajudando para que negócios de todos os tamanhos e segmentos consigam promover seus serviços e ser encontrados por clientes em potencial.
Mas você sabia que é possível lançar mão de estratégias de otimização para melhorar ainda mais a visibilidade da sua empresa no Google My Business?
Táticas como manter o perfil devidamente preenchido e atualizado, fazer novas postagens e estimular seus clientes a deixarem avaliações, são alguns exemplos dessas estratégias.
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