Atualmente cerca de 84% dos lares brasileiros possuem acesso à internet. Online as pessoas se informam, se comunicam, se divertem e claro: também pesquisam e adquirem produtos e serviços.
Apesar de estar clara a importância da presença online, algumas dúvidas sobre esse tema ainda persistem, uma delas é: a criação de site é um investimento válido para a minha empresa?
Se você também tem essa dúvida, a leitura deste artigo com certeza vai ajudá-lo.
Neste texto vamos explicar o que é e para que serve um site, qual a diferença entre ter perfis nas redes sociais e manter um site profissional. E vamos também listar os benefícios que a criação de site pode trazer para o seu negócio.
Confira:
Para que Serve um Site?
Antes de decidir se é válido providenciar a criação de site para sua empresa, é importante entender para que servem e como normalmente os sites são utilizados.
Por definição, um site é um agrupamento de páginas, nessas páginas podem ser inseridas diversas informações e ainda vários tipos diferentes de mídias, desde textos e gráficos, até imagens e vídeos.
É o espaço ideal para servir como a base da presença online de uma empresa.
Por meio dele é possível reunir todas as informações relevantes sobre seu negócio.
Falar sobre sua história, missão e valores, além é claro, de divulgar seus produtos e serviços.
Muito útil, não é?
Quais são os principais tipos de sites que existem?
É importante saber que não existe apenas um tipo de site, mas há variações. Entre os principais tipos podemos encontrar:
- Blog — é um espaço destinado a publicação de conteúdos informativos, pode ser usado pelas empresas para atrair o seu público-alvo, fornecendo para ele informações ricas e relevantes que estejam relacionadas aos serviços e produtos que a empresa oferece.
- Site Institucional — é uma página essencial, pois é onde se localizam todas as informações importantes sobre a empresa, desde sua história, visão e valores, até os produtos e serviços que oferece, e ainda as informações e dados de contato.
- Loja Virtual ou E-commerce — é o tipo de site onde são disponibilizados produtos para venda e por meio do qual transações comerciais podem ser feitas.
Existem ainda outros tipos de sites. Cada um possui funcionalidades específicas, e pode atender a diferentes necessidades e propósitos.
Agora uma dica para criação de site:
Uma ótima estratégia é combinar um site institucional com um blog. O blog, como dito anteriormente, pode atrair e cativar o público através de informações e conteúdo rico, enquanto o site institucional vai apresentar todas informações importantes sobre sua empresa e serviços.
Já tenho perfis nas redes sociais, vale a pena investir na criação de site?
Instagram e Facebook podem ser ferramentas valiosas para quem deseja marcar presença online, mas a verdade é que só essas redes não são suficientes para ter sucesso, e contar apenas com elas é um erro que pode prejudicar sua estratégia de marketing.
Por serem plataformas de terceiros, as redes sociais têm suas próprias regras e algoritmos que podem atrapalhar o desempenho e o alcance do seu conteúdo, impactando na visibilidade e divulgação do seu negócio.
Por isso, considerando essas limitações, o ideal é utilizar as redes sociais como um complemento a um site profissional, e não em substituição a ele, então vale sim a pena investir na criação de site!
5 Benefícios de Ter Uma Página na Web
Agora que você já compreendeu como funciona, quais são os tipos e qual a utilidade dos sites, vamos apresentar alguns dos seus benefícios.
Esses benefícios ajudarão a deixar claro o valor da criação de site para o sucesso do seu negócio.
Veja:
1. Transmissão de Credibilidade
Com a democratização da internet, e as pessoas procurando cada vez mais por produtos e serviços online, o site passa a desempenhar o papel de vitrine virtual.
Por isso, pode-se dizer que um site bem construído e bem estruturado coopera diretamente para a construção da imagem de uma empresa.
Um design moderno, uma navegação intuitiva, fluida e agradável, por exemplo, são pontos que contribuem para gerar uma imagem positiva para o usuário do site, e ao mesmo tempo são vistos pelos potenciais clientes como um sinal de confiabilidade e competência da empresa.
Ou seja, a impressão que o seu site transmitir, será a mesma impressão que as pessoas terão do seu negócio.
2. Acesso 24 horas
Enquanto uma loja ou escritório físicos trabalham com horários limitados, um site fica disponível o dia todo, todos os dias da semana.
Isso permite que as pessoas esclareçam dúvidas e tenham acesso a informações sobre seus serviços a qualquer momento em que quiserem ou precisarem, sem a limitação do horário.
Isso vai contribuir para um alcance muito maior de potenciais clientes, e consequentemente resultará em aumento nas chances de fazer vendas e fechar negócios.
Ótimo, não é mesmo?
3. Fortalecimento do Relacionamento Com os Clientes
A melhora do relacionamento com os clientes é outro benefício valioso que a criação de site pode trazer para sua empresa.
Uma página online facilita a interação com os clientes, permitindo que eles façam comentários, emitam opiniões…
Isso pode ser feito através de uma seção de comentários, espaço para avaliação ou mesmo um formulário para que eles forneçam feedback sobre os produtos ou serviços.
Essas interações e espaço para feedback aproximam os consumidores da empresa, fortalecendo esse relacionamento que é tão importante.
4. Análise de Dados
Além de transmitir credibilidade, se tornar uma vitrine digital e fortalecer o relacionamento com os clientes, o site também pode ajudar quando se trata de compreender melhor o seu público.
A partir do momento que você possui uma página na web é possível fazer o uso de ferramentas de análise de dados. Um exemplo dessas ferramentas é o Google Analytics.
Ferramentas desse tipo permitem monitorar a forma como os usuários se comportam dentro do seu site. É possível saber quais páginas foram mais visitadas e quanto tempo os visitantes costumam passar em cada página.
Através dessas análises também é possível saber de onde o seu público está vindo, ou seja, onde eles clicaram para chegar até o seu site.
Pode parecer algo simples. Mas através desses dados você consegue saber quais páginas têm trazido bons resultados e quais precisam de melhorias.
E mais: com essas informações é possível compreender melhor o seu público e também traçar o perfil dos seus consumidores.
5. Redução de Custos com Publicidade
Um outro grande benefício de investir na criação de site para sua empresa é a redução nos custos com publicidade.
Ter sua própria página na internet permite que você comece a atrair clientes de forma orgânica, ou seja, sem a necessidade de gastar com anúncios.
É possível utilizar um espaço no seu site para a publicação de conteúdos que sejam interessantes para os seus clientes em potencial.
Uma vez que esses conteúdos sejam otimizados para os mecanismos de busca por meio de técnicas de SEO, começarão a atrair novos visitantes. Ou seja, são conteúdos que vão ajudar a fazer com que mais pessoas conheçam sua empresa e seus serviços.
Criação de Site Um Investimento Inteligente
Deu para perceber que a criação de site não é apenas uma tendência, muito menos algo opcional. Os 84% de brasileiros conectados à internet mostram que a rede é um espaço propício para qualquer empresa que deseje se destacar e ampliar suas chances de negócio.
A criação de site é um ótimo caminho para isso, oferecendo não apenas maior visibilidade para uma empresa, mas ajudando também a aumentar sua credibilidade e fortalecer o relacionamento com os clientes.
Além disso, um bom site, que seja otimizado e funcional, permite que mais pessoas sejam alcançadas de forma orgânica, contribuindo para a redução de custos com publicidade.
Diante de todos esses benefícios, você deve ter percebido que a criação de site é um investimento que vale a pena fazer pela sua empresa, então saiba que pode contar com a Pilar 3 para ajudar na criação da sua página!
Nossa agência tem como principal missão ajudar empresas a serem encontradas por seus clientes em potencial, por isso oferecemos várias soluções digitais, incluindo o serviço de criação de site.
Quer saber mais? Entre em contato conosco! Estamos prontos para esclarecer suas dúvidas e ajudar a impulsionar o seu negócio!