Você sabia que, segundo informações da OAB, o Brasil é o país com a maior proporção de advogados por habitantes do mundo, perdendo apenas para a Índia?
São mais de 1 milhão e 400 mil profissionais atuando em nosso país.
Diante deste cenário, fica evidente a necessidade de encontrar estratégias para se destacar, crescer e obter sucesso no mercado, e uma dessas estratégias é o marketing jurídico.
Se você é um profissional do direito buscando conquistar o seu espaço, criar autoridade e se estabelecer nesse mercado que é cada vez mais competitivo, então este artigo é para você.
Nele abordaremos alguns tópicos importantes, como o que é marketing jurídico, qual a importância dele e como fazê-lo sem ferir as regras da OAB. Traremos ainda um passo a passo para ajudar aqueles que desejam implementar essa estratégia.
Confira:
O Que é Marketing Jurídico

De forma resumida, marketing jurídico é o nome dado às estratégias e ações utilizadas pelos profissionais do direito com a intenção de ganhar visibilidade, construir e fortalecer sua imagem.
São essas estratégias que permitem ao profissional transmitir autoridade, promover seus serviços e conquistar novos clientes.
É importante saber que o marketing jurídico difere da publicidade tradicional. Isso porque a OAB impõe algumas regras e diretrizes quanto à forma como os advogados podem promover seu trabalho.
É importante se atentar a essas regras, por isso adiante falaremos mais detalhadamente sobre as diferenças entre o marketing jurídico e a publicidade tradicional.
Qual a Importância do Marketing Jurídico
Como citado no início do artigo, atualmente o número de profissionais do direito atuando no Brasil é altíssimo, de modo que é imprescindível lançar mão de todas as ferramentas possíveis para conseguir se destacar nesse cenário.
O amplo acesso à internet transformou a maneira como as pessoas fazem negócios. Hoje, antes de contratar qualquer serviço, a maioria das pessoas recorre à rede.
Isso é feito com o intuito de se informar a respeito dos serviços que uma empresa ou profissional oferece, e também para conhecer sua reputação.
Por isso, é muito importante se fazer presente, da forma correta, na internet, e o marketing jurídico se apresenta como uma das melhores formas de fazer isso.

É através de estratégias de marketing jurídico que você:
- Consegue alcançar um número muito maior de pessoas, aumentando sua chance de fechar negócio
- Melhora e fortalece sua relação com aqueles que já são seus clientes
- Constrói uma reputação forte, tanto entre os clientes quanto entre os concorrentes
- Atinge metas e objetivos preestabelecidos
O Que é ou não Permitido Pela OAB

Por um tempo acreditou-se na ideia de que advogados não poderiam fazer publicidade, no entanto essa é uma ideia errônea.
Na verdade a publicidade é permitida, desde que sejam respeitadas algumas regras e sejam seguidas as orientações do Código de Ética da OAB.
Uma das principais diretrizes é que o marketing jurídico deve ter um caráter informativo e educativo, e deve ser feito de forma sóbria e equilibrada, de modo a evitar a mercantilização do direito.
O que não é permitido:
- Uso de sorteios, ofertas ou oferecimento de brindes como forma de promoção dos serviços
- Promessas de ganhos ou uso de frases persuasivas ou utilizadas em atividade comercial, tais como “Ligue agora!” ou “Não perca essa oportunidade!”
- Divulgação de depoimentos de clientes ou oferecimento de consultas grátis
- Anúncios ostensivos em plataformas de vídeos
- Divulgação do preço dos serviços
O que é permitido:
- Uso de redes sociais, desde que com o intuito de informar e orientar, sem fazer uma autopromoção direta
- Criação de um site, no qual podem estar contidas informações sobre o escritório, áreas de atuação do profissional, além de artigos com temas do universo jurídico
- Produção e divulgação de conteúdo de caráter informativo na internet, seja em forma de texto ou vídeo
Como foi possível perceber, com um pouco de atenção e observando as regras da OAB, é sim permitido aos advogados fazer publicidade.
Aliás, mais do que permitido, o marketing jurídico é necessário e recomendável para quem deseja obter sucesso na carreira.
Pensando nisso, abaixo preparamos um passo a passo para ajudar você a implementar essa estratégia.
Marketing Jurídico Um Passo a Passo

- Estabeleça Metas e Objetivos
O primeiro passo para obter sucesso em qualquer iniciativa é saber onde se quer chegar. Por isso, estabelecer metas e objetivos claros é algo essencial.
Quando você sabe onde deseja chegar, enxergar e trilhar o caminho até lá se torna muito mais fácil.
Além disso, ter metas objetivas ajudará a medir o quanto suas ações de marketing estão sendo bem sucedidas, e também possibilitará que você perceba quando sua estratégia precisa de ajustes para ter melhores resultados.
Sendo assim, o primeiro passo na construção do seu marketing jurídico é determinar o que você deseja alcançar com ele.
Aumento da sua visibilidade online, mais acessos ao seu site, atração de novos clientes, seja qual forem seus objetivos eles devem estar bem claros desde o início.
- Defina e Conheça Seu Público Alvo
Outro ponto crucial dentro de uma estratégia de marketing jurídico é conhecer e definir qual é o seu público alvo.
Uma boa forma de começar a fazer isso é observar as informações dos clientes que você já possui. Dessa forma é possível colher dados como idade, gênero, escolaridade, estado civil e profissão, por exemplo.
Com essas informações já se consegue identificar qual é o padrão das pessoas que são mais propensas a fechar negócio com você.
Também é importante se colocar no lugar dessas pessoas para entender quais são as dificuldades que elas enfrentam, quais suas dores e como você pode ajudá-las.
Quais dúvidas e quais problemas os seus potenciais clientes possuem? Como você pode esclarecê-las? Quais soluções pode apresentar?
Responder a essas perguntas vai guiá-lo a uma estratégia muito mais adequada e com maiores chances de sucesso.
- Escolha Canais de Comunicação
Você já estabeleceu metas e objetivos, já sabe o que deseja alcançar com sua estratégia de marketing e já definiu o seu público alvo, agora é o momento de escolher qual será o seu canal de comunicação.

É possível escolher entre várias opções disponíveis, desde redes sociais como o Facebook, Instagram e Youtube, até sites para advogados e blogs de conteúdo jurídico.
Embora as opções sejam vastas, é importante focar naqueles canais nos quais o seu público alvo está mais presente.
Além disso, os seus objetivos com a estratégia e os recursos disponíveis para investir nela também devem ser considerados.
Escolher o canal ou canais certos além de trazer melhores resultados, também permite poupar tempo e otimizar recursos.
- Produza Conteúdos de Valor
Depois de escolher qual canal utilizar para se comunicar com seu público alvo, é importante criar conteúdos ricos e úteis para transmitir.
Um bom exemplo de conteúdo de valor, são artigos que tragam orientações e respondam dúvidas acerca de assuntos jurídicos.
Esses artigos podem ser publicados em um site ou blog e permitirão demonstrar sua expertise e competência, ao mesmo tempo em que ajudam seu público, gerando assim autoridade e construindo uma relação de confiança.
E é exatamente essa relação de confiança que, uma vez estabelecida, contribui para levar as pessoas à decisão de fechar negócio com você.
Conclusão

Com a leitura desse artigo foi possível compreender melhor o que é e como funciona o marketing jurídico, como ele difere da publicidade tradicional e que, com alguns cuidados, é possível fazê-lo sem ferir as regras da OAB.
Além disso, ficou claro que essa é uma estratégia indispensável para quem deseja obter sucesso e se destacar no mundo do direito.
Ao longo do texto tratamos da importância de se estabelecer metas, conhecer o público alvo, escolher canais de comunicação e gerar conteúdo de valor.
Parece muita coisa para ser administrada ao mesmo tempo, em que presta atendimento aos seus clientes? Nesse caso, considere contar com a ajuda de uma agência especializada.

A Pilar 3 é uma agência especialista em SEO com foco total em otimização para os mecanismos de busca, e se você deseja potencializar os seus resultados com o marketing jurídico pode contar com a nossa ajuda!
Entre em contato conosco através do (43) 8842-2867, e receba ajuda profissional para alavancar sua estratégia!