Marcar presença no digital, se destacar entre os concorrentes, ter maior credibilidade, atrair o público alvo, aumentar as vendas… Essas são apenas algumas das vantagens que possuir um site pode trazer para o seu negócio.
Mas e quando a sua empresa já tem um site, e você não tem visto ainda os resultados que gostaria?
Se você investiu esforços na criação de uma página para a sua empresa, mas não está recebendo o retorno que esperava, então você precisa aprender sobre otimização de sites.
A verdade é que criar um site e apenas colocá-lo no ar, sem nenhuma estratégia, não vai mesmo trazer os resultados esperados.
Neste artigo abordaremos algumas questões importantes sobre esse tema.
Confira:
Porque Apenas Ter um Site não é Suficiente
Se você aprendeu que ter presença na internet é algo super importante, e pensando nisso decidiu investir na criação de um site profissional para a sua empresa, saiba que você não errou!
Atualmente as pesquisas online são o primeiro passo na jornada de compra dos consumidores. Eles procuram se informar sobre valores e funcionamento de produtos e serviços antes de tomarem a decisão de efetivamente comprar.
Ou seja, quem não está online, pode perder importantes oportunidades de venda.
Mas aqui nós temos um porém: para vender é preciso primeiro ser notado.
Apenas manter perfis nas redes sociais e ter um site profissional, embora sejam passos importantes, não são o suficiente para trazer resultados.
É preciso que o seu conteúdo e sua página sejam de fato vistos pelo seu público alvo. E aí entra a otimização de sites.
Como Funciona a Otimização de Sites
Buscadores, como o Google, por exemplo, possuem critérios que determinam a posição em que uma página será exibida. Um dos objetivos da otimização é adequar o site a esses critérios, melhorando assim o seu posicionamento nos resultados dos mecanismos de busca.
As estratégias de otimização de sites podem ser aplicadas tanto em sites já existentes e que precisam de melhorias, como também podem ser feitas durante a criação de novas páginas.
Dessa forma, se o seu site não está tendo os resultados que deveria, a otimização pode ajudar. Ou se você está pensando em criar a sua primeira página na web, é uma atitude inteligente investir desde o início no aprimoramento e bom funcionamento dela.
A otimização passa por algumas etapas, que incluem planejamento e também testes para entender quais são os pontos que precisam de ajustes.
É importante compreender que esse é um processo cujos resultados são vistos a longo prazo e não de forma imediata ou instantânea. No entanto, seus benefícios com certeza valem o investimento e dedicação.
Resultados Que Um Site Otimizado Pode Trazer
No tópico anterior foi possível entender um pouco melhor como funciona e como é aplicada a otimização de sites, não é? Agora vamos falar de alguns dos benefícios que ela pode trazer:
Aumento do Tráfego Orgânico
O aumento de tráfego orgânico é um dos principais resultados da otimização de sites.
Ele acontece porque quando um site é otimizado, aumentam as chances de que ele tenha um melhor desempenho e posicionamento nos resultados dos motores de busca.
Uma vez que o seu site apareça entre os primeiros resultados nas páginas de busca, ele consequentemente passa a receber mais visitas, aumentando assim o tráfego.
E o melhor é que esses visitantes fizeram buscas que os levaram até sua página, ou seja, são maiores as chances de que sejam pessoas realmente interessadas no seu conteúdo, produtos e serviços.
Ótimo, não é mesmo?
Ganho de Visibilidade
Com um melhor posicionamento nos mecanismos de busca, e maior tráfego orgânico a sua empresa consegue alcançar um dos principais objetivos de se ter um site na internet: maior visibilidade.
Aumento da Credibilidade
Outro benefício da otimização de sites é o aumento na credibilidade para a sua empresa.
Possuir um site que é bem posicionado nos mecanismos de busca e que proporciona uma boa experiência para os seus usuários contribui para a construção de uma imagem de confiabilidade.
Maiores Taxas de Conversão
Como resultado das vantagens citadas anteriormente, a empresa que tem uma página otimizada acaba também por aumentar as suas chances de conversão.
E isso acontece como consequência natural de se ter um melhor posicionamento, maior visibilidade e maior tráfego orgânico. Ou seja, uma vantagem está, de certa forma, interligada à outra.
6 Passos Para A Otimização de Sites
1. Valorize as Preferências e a Experiência do Usuário
Para que um site obtenha sucesso é preciso que ele em primeiro lugar consiga agradar os seus visitantes, concorda?
Afinal de contas, ninguém vai permanecer em uma página se não gostar do conteúdo, ou se tiver dificuldade de navegar por ele, por exemplo.
Por isso, o primeiro passo para a otimização de sites é conhecer o público que você deseja alcançar com sua página.
Estar ciente de quem são as pessoas que você deseja atrair e saber o que elas estão buscando é essencial.
Assim, você saberá como oferecer para esse público conteúdos que sejam realmente relevantes e úteis, não apenas atraindo, mas principalmente mantendo sua atenção.
Outro ponto a se considerar, é a experiência de navegação que as pessoas terão na sua página. Falaremos mais sobre isso no próximo tópico.
2. Invista na Fluidez e Responsividade do Seu Site
Entre os fatores que influenciam no ranqueamento de uma página está também a facilidade de navegação que os usuários terão nela.
Você sabia que as pessoas costumam abandonar sites que demoram muito a carregar?
Por isso é importante se certificar de que o seu site tenha um bom carregamento, além disso é preciso também garantir que ele funcione bem tanto em computadores quanto em dispositivos móveis.
Outro ponto a se considerar é o design e layout, que precisam ser amigáveis para os usuários.
Ao investir nesses pontos, você consegue garantir que as pessoas não apenas cheguem até a sua página, mas faz com que elas naveguem e permaneçam nela por mais tempo.
E como foi dito anteriormente, esses pontos também colaboram para o bom posicionamento do site nos mecanismos de busca.
3. Faça Pesquisas de Palavra-Chave
Outro ponto importante na otimização de sites é a pesquisa de palavras-chave.
Essa estratégia consiste em utilizar ferramentas para checar quais termos (relacionados ao seu negócio) o seu público têm utilizado para fazer pesquisas nos buscadores.
Ao descobrir quais são esses termos, você pode passar a utilizá-los na sua página, otimizando assim o seu site, maximizando as chances de ele ranquear em melhores posições.
4. Produza Bons Conteúdos
Como falamos anteriormente, para que uma pessoa acesse e permaneça em um site, é importante que ela encontre nele um conteúdo que a agrade, que ajude respondendo suas dúvidas e apontando soluções para as suas dores e problemas.
Portanto, investir na produção de conteúdo rico e útil para o seu público alvo é uma outra ótima estratégia de otimização de sites.
Além de criar uma boa relação com os visitantes e transmitir para eles maior confiança, ao produzir conteúdo de qualidade, que capta e mantém a atenção dos usuários, o seu site também passa a ser considerado como relevante para os buscadores.
5. Crie urls Amigáveis
Essa estratégia pode parecer simples, mas é essencial na otimização de sites.
Urls amigáveis são importantes tanto para os usuários, quanto para os mecanismos de busca, que as utilizam para “entender” do que se trata o conteúdo e também para “mapear” o seu site.
Quando falamos que as urls precisam ser amigáveis, isso significa que elas devem ser curtas, de fácil compreensão e também devem conter palavras-chave.
6. Otimize Imagens
A otimização de sites passa também pelo conteúdo visual da página.
Selecionar imagens que tenham tamanho e qualidade adequados é uma das formas de otimização, a outra forma é por meio das tags alt ou alt text.
O alt text, ou texto alternativo, faz a descrição de uma imagem. Quando uma foto por algum motivo não puder ser exibida, é esse texto que aparecerá descrevendo-a.
Além disso, o alt text serve também para que os mecanismos de busca saibam do que se trata determinada imagem.
Sendo assim, para a otimização você pode fazer uso de palavras-chave na hora de escrever os textos alternativos das imagens que aparecerão no seu site.
Conclusão
Deu para perceber que criar um site é sim um passo importante para aqueles que desejam obter sucesso com estratégias de marketing online, não é? Porém, isso por si só não é suficiente.
É necessário também investir em estratégias de otimização para, de fato, alcançar bons resultados.
Então, se o seu desejo é dar um passo a mais na construção de uma imagem digital forte, conquistando credibilidade, atraindo seu público e, finalmente vendo o seu site trazer resultados, que tal contar com uma agência para otimização de sites?
A otimização de sites é uma das soluções de marketing que a Pilar 3, nossa agência de SEO tem a oferecer para o seu negócio! Aqui o nosso foco é aumentar o tráfego e trazer maior visibilidade para o site da sua empresa.
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