Já se perguntou por que é tão importante investir em marketing imobiliária?
Você sabia que um imóvel no Brasil leva, em média, 1 ano e 4 meses para ser vendido?
Esse dado, revelado pela Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), na verdade não é tão surpreendente assim quando consideramos a importância dessa decisão para os consumidores.
A compra de um imóvel é vista pela maioria das pessoas como um marco em suas vidas, como a realização de um sonho, e, em alguns casos, até mesmo como um investimento.
Por isso, os consumidores pensam cuidadosamente antes de se sentirem seguros para tomar uma decisão.
Somando a importância dessa decisão, a necessidade de transmitir segurança aos consumidores, a alta competitividade e as constantes mudanças no mercado, fica clara a importância de se investir em estratégias bem construídas de marketing imobiliária.
Mas como fazer isso de forma eficiente? Como enfrentar os desafios do mercado, acertar nas estratégias de marketing imobiliária e conseguir conquistar a confiança dos potenciais clientes?
Para ajudar você nisso, preparamos este artigo para servir como um guia, onde iremos discutir os principais desafios do mercado atual, explorar o conceito de marketing imobiliária, entender sua importância e também conhecer algumas estratégias.
Pronto para conferir?
Particularidades, desafios e mudanças no mercado imobiliário: como se adaptar e prosperar?
Como dito no início do artigo, a decisão de comprar um imóvel é um processo que envolve um grande planejamento, muita pesquisa e bastante reflexão por parte dos consumidores.
E mesmo quando o assunto é locação ou a compra de um imóvel como forma de investimento, a decisão também é feita de forma bastante ponderada.
Muitos aspectos são levados em consideração, e a tomada de decisão passa pela análise de fatores que vão desde o valor do investimento, até as condições do mercado, a localização, a infraestrutura da região e a qualidade do imóvel escolhido.
Os consumidores se preocupam em tomar a melhor decisão possível, já que essa escolha a longo prazo vai impactar diretamente a sua vida financeira, o seu conforto e qualidade de vida.
Dentro de uma estratégia de marketing imobiliária é extremamente importante estar consciente dessas preocupações e necessidades por parte dos consumidores, para assim, transmitir para eles a segurança necessária.
Desafios mais comuns dentro do mercado imobiliário
1. Jornada de compra mais longa
Como citado no início do artigo, um imóvel no Brasil leva, em média, 1 ano e 4 meses para ser vendido, a decisão de compra dentro do mercado imobiliário é algo bastante complexo, que envolve muita análise e ponderação por parte dos consumidores.
E é exatamente essa complexidade que apresenta um dos primeiros desafios para corretores e imobiliárias: a jornada de compra longa.
Antes mesmo de entender como funciona e como construir uma boa estratégia de marketing imobiliária, é de extrema importância levar essa jornada de compra mais longa em consideração.
Já que ela vai exigir um maior cuidado na construção do relacionamento com o cliente e uma comunicação e um atendimento mais próximos.
Para evitar perder o seu cliente para a concorrência, será essencial mantê-lo engajado e interessado, já que ele, com certeza, vai estar consultando e comparando todas as opções e condições que tiver disponíveis.
Um bom profissional precisará saber lidar com os desafios dessa fase, prestando todo suporte necessário ao cliente, esclarecendo dúvidas e oferecendo um atendimento ativo e personalizado.
Superar esse desafio exige não apenas paciência, mas também uma estratégia bem alinhada de marketing imobiliária, que seja capaz de nutrir o cliente com informações relevantes e soluções que possam conduzi-lo à próxima etapa na jornada de compra e assim conquistar o tão desejado fechamento do negócio.
2. Flutuações no mercado
O mercado imobiliário é altamente sensível, e facilmente impactado por fatores externos, como a economia do país, as taxas de juros, ou mudanças nas políticas de crédito imobiliário, por exemplo.
Esses são fatores que têm um impacto direto tanto na demanda quanto na procura por imóveis, além disso, dificultam a previsibilidade das vendas, fazendo com que os profissionais do ramo precisem estar sempre atentos e prontos para se adaptar rapidamente e encontrar soluções para os clientes sempre que uma mudança significativa surge.
Afinal de contas, essas flutuações podem afetar diretamente o poder de compra dos consumidores e até mesmo as estratégias de precificação. Um aumento nas taxas de juros, por exemplo, pode afastar potenciais compradores, enquanto períodos de economia aquecida tendem a aumentar a demanda, mas também os preços.
Para enfrentar esse desafio, você, profissional, precisa investir em análises de mercado constantes, além de adotar uma postura flexível e adaptável, e claro: fazer uso de ferramentas de marketing imobiliária que sejam capazes de atrair clientes mesmo nos cenários mais desafiadores.
3. Grande necessidade de transmitir confiança
A compra de um imóvel representa um investimento financeiro alto, em alguns casos envolvendo economias de uma vida inteira, ou então um grande compromisso financeiro de longo prazo (no caso dos financiamentos).
Isso, obviamente, leva os consumidores a serem extremamente cautelosos e também exigentes na sua tomada de decisão.
Por isso, o corretor ou imobiliária que deseja obter sucesso precisa ser visto pelos potenciais clientes como uma referência, alguém realmente confiável e apto.
Nesse caso, oferecer um atendimento de excelência, transparência nas informações fornecidas e possuir uma reputação sólida no mercado são fatores indispensáveis.
E novamente, uma boa estratégia de marketing imobiliária pode contribuir de forma direta e bastante positiva na construção de uma boa imagem e de um bom relacionamento com os potenciais clientes.
4. Alta concorrência
Além de todos os desafios mencionados anteriormente, corretores e imobiliárias também precisam lidar com a alta concorrência dentro do mercado imobiliário.
No mercado atual, principalmente com o advento e as facilidades da internet, os consumidores têm acesso fácil a muitas opções, os imóveis estão a um clique de distância.
Além disso, também é fácil obter informações detalhadas e fazer comparações entre valores, características das propriedades, localizações e até mesmo sobre a reputação das imobiliárias e corretores.
Essa facilidade no acesso à informações coloca mais poder na mão dos consumidores, que se tornam mais conscientes e exigentes.
Para os profissionais do setor isso representa mais um desafio: se destacar entre as várias opções, não apenas pelo preço e qualidade dos imóveis ofertados, mas também pelo atendimento personalizado, uma comunicação ágil e eficiente e uma estratégia de marketing imobiliária que consiga realmente se conectar às necessidades dos clientes.
Para se diferenciar dentro de um mercado que é cada vez mais competitivo exige mais que apenas divulgar um imóvel, é preciso saber realmente usar o marketing a seu favor.
Por isso, nos próximos tópicos vamos entender melhor o que é marketing imobiliária, quais seus principais benefícios e vamos mostrar ainda quais as melhores estratégias para você usar!
Marketing Imobiliária: O que é e como funciona?
Nos tópicos anteriores nós tratamos dos principais desafios presentes no mercado imobiliário. É essencial conhecer esses desafios, para saber como se posicionar e planejar suas ações para que elas tragam os resultados que você busca.
É bom ter sempre em mente que o planejamento é a chave para o sucesso. Por isso é tão importante saber exatamente onde você quer chegar, qual caminho tomar e quais desafios vai enfrentar.
Além disso, estar mais consciente das dificuldades do mercado com certeza fez com que você enxergasse melhor a necessidade de investir em uma boa estratégia de marketing imobiliária, não é mesmo?
Que tal agora entendermos melhor o conceito de marketing imobiliário? Ao compreender o que ele é e como funciona, você será capaz de alinhar suas estratégias com os desafios do mercado de uma maneira muito mais assertiva.
Afinal, qual é o conceito de marketing imobiliário?
Podemos definir o marketing imobiliário como um conjunto de estratégias e ações planejadas para promover a venda, locação ou valorização de imóveis. É uma maneira de conectar os clientes aos imóveis ideais, usando as melhores práticas para conseguir destacar as qualidades das propriedades e, ao mesmo tempo, entender e satisfazer as necessidades dos clientes.
Também podemos expandir um pouco esse conceito, levando em conta que o marketing imobiliária é, principalmente, sobre comunicação. E dada a alta necessidade de confiança dentro do mercado imobiliário, saber se comunicar com os consumidores é essencial.
Uma boa estratégia de marketing imobiliária, além da promoção dos imóveis em si, é aquela que permite criar um diálogo com os potenciais clientes, compreendendo quais são as necessidades deles para, dessa forma, ser capaz de transmitir segurança e fornecer soluções personalizadas, que vão além do esperado.
Isso, além de satisfazer as necessidades dos clientes, também gera um importante diferencial competitivo, que fará com que você profissional do mercado imobiliário se destaque entre seus concorrentes.
Principais objetivos de uma estratégia de marketing imobiliária
Como falamos em um tópico anterior, o planejamento é o primeiro passo para o sucesso. Mas como planejar o caminho da sua estratégia de marketing imobiliária, se você não tiver, claros, os resultados que pretende alcançar com ela?
Estabelecer objetivos bem definidos é de extrema importância para que você possa orientar suas ações de forma precisa e, ao mesmo tempo, mensurar corretamente os resultados, sabendo como e quando é necessário fazer ajustes na sua estratégia.
Por meio de metas claras, você será capaz não apenas de avaliar se suas ações de marketing imobiliária estão alcançando os resultados esperados, mas também será possível identificar o que está funcionando bem, quais táticas estão sendo melhor recebidas pelos potenciais clientes e quais áreas necessitam de ajustes e melhorias para melhores resultados.
Agora que você já entendeu a importância de traçar objetivos claros, é hora de conhecer os principais resultados que são almejados em uma estratégia de marketing digital para imobiliárias.
Pronto para conferir?
Aumentar a visibilidade da empresa ou corretor
O principal resultado que uma estratégia de marketing imobiliária deve trazer é o aumento na visibilidade, seja para uma imobiliária, ou para um corretor.
Em tempos de alta concorrência e de diversas opções a apenas um clique de distância dos clientes, o famoso ditado “quem não é visto não é lembrado” é mais verdadeiro do que nunca.
Por isso, ao começar a planejar sua estratégia, coloque como um dos principais objetivos o aumento da sua visibilidade e presença online.
Investir na sua presença digital é essencial, e uma ótima forma de fazer isso é através da otimização de sites. Ao aplicar técnicas de SEO, você aumenta suas chances de aparecer nas primeiras páginas dos motores de busca, tornando sua marca mais acessível a quem procura por serviços imobiliários.
E quanto mais visível e acessível sua marca for, mais fácil será fazer com que os clientes lembrem do seu nome quando pensarem em fechar negócio.
Gerar leads qualificados
Ao criar sua estratégia de marketing imobiliária, outra importante meta para se ter em mente é a geração de leads qualificados.
Isso significa atrair potenciais clientes, pessoas que têm real interesse no que você está oferecendo.
Focar em leads qualificados ajuda a reduzir o desperdício de recursos e aumenta as chances de conversão, já que você estará atraindo pessoas que realmente tem interesse em imóveis, e consequentemente, estão mais propensas a fechar negócio.
Estabelecer autoridade no mercado
Ser visto como uma autoridade é importante em todos os segmentos, e ainda mais no mercado imobiliário, no qual transmitir uma boa imagem e estabelecer uma relação de confiança com os clientes faz toda a diferença.
Um objetivo importante do marketing imobiliária é justamente ganhar autoridade no setor. Para isso, é essencial ser reconhecido como uma fonte confiável de informações e soluções dentro do mercado imobiliário.
Uma ótima forma de fazer isso é por meio do marketing de conteúdo — uma modalidade de marketing focada em gerar valor para os potenciais clientes através da produção de conteúdo. Falaremos mais a respeito disso no tópico sobre estratégias.
Aumentar a taxa de conversão
Por fim, chegamos ao objetivo final do marketing imobiliária: aumentar a taxa de conversão. Em outras palavras: transformar o interesse dos clientes em locações e vendas reais.
Esse é o propósito de toda estratégia de marketing. Afinal, não adianta atrair visitantes para o seu site ou redes sociais, se essas interações não se transformarem em negócios concretos.
Agora que você já conheceu os principais objetivos do marketing imobiliária, chegou a hora de conhecer também as melhores estratégias para alcançar esses objetivos.
Vamos conferir?
4 Estratégias de Marketing Imobiliária para você adotar
1. Criação de site
Esse passo pode parecer óbvio, mas a verdade é que alguns profissionais podem deixar de investir na criação de site, ficando à mercê de redes sociais, plataformas de terceiros, que podem sofrer com mudanças a qualquer momento, afetando a visibilidade da marca.
Por isso, uma ótima estratégia é ter a sua própria página na web. Com um design responsivo, informações claras e todos os dados necessários que os clientes precisam saber sobre seus serviços.
Ao investir na criação de um site de qualidade, você transmite mais credibilidade e profissionalismo aos seus potenciais clientes e estabelece ainda uma base para outras ações de marketing importantes, como o SEO e o marketing de conteúdo, estratégias sobre as quais falaremos a seguir.
2. Produção de conteúdo
Uma ferramenta muito poderosa dentro do marketing imobiliária é a produção de conteúdo.
Após criar o seu site, é importante ter um espaço nele com conteúdo que gere valor e atraia potenciais clientes para você.
Um bom exemplo disso são blog posts com dicas do setor imobiliário, respondendo dúvidas sobre locação ou compra de imóveis, financiamentos ou contratos, por exemplo.
Essa estratégia é extremamente útil, pois além de ajudar e atrair potenciais clientes, também serve para construir sua imagem como autoridade do setor, mostrando que você entende do assunto e conquistando a confiança do seu público-alvo.
3. Otimização de site
Seria inútil investir na criação de um site, produzir bons conteúdos para ele e não otimizá-lo.
A otimização de sites, ou SEO (Search Engine Optimization), é indispensável para garantir que seu site seja encontrado nas buscas do Google e outros motores de busca.
Quando técnicas de SEO são aplicadas corretamente, o seu site fica melhor posicionado na página de resultados dos buscadores. Isso significa que, quando as pessoas fizerem buscas relacionadas ao setor imobiliário, vão chegar até você.
Em resumo, o SEO, além de aumentar sua visibilidade online, atrai pessoas que estão ativamente buscando soluções que você oferece, ou seja, atrai um público qualificado e mais propenso a fechar negócio.
4. SEO local
A otimização para SEO local ajusta o seu site para que ele seja encontrado com facilidade por quem busca imóveis na sua região.
Isso pode ser feito por meio do uso de palavras-chave locais e outros ajustes, feitos para garantir um bom posicionamento nas pesquisas de proximidade.
Com essa estratégia, as chances de conversão aumentam, já que você atrai pessoas que estão na mesma região da sua empresa, e consequentemente, mais propensas a escolher você para fechar negócio.
Agora é com você: o próximo passo rumo a um marketing de sucesso
A compra de um imóvel é vista pela maioria dos consumidores como a realização de um sonho.
Por ser uma decisão tão importante, que envolve vários aspectos da vida, desde a segurança financeira até a escolha do local perfeito para morar, é natural que ela exija tempo, pesquisa e, acima de tudo, confiança por parte do consumidor.
Nesse cenário, o marketing imobiliária é indispensável, para conquistar essa confiança e conectar imobiliárias e corretores ao público certo.
Mais do que divulgar imóveis, ele é a chave para se comunicar efetivamente com os potenciais clientes, transmitindo a segurança e credibilidade que eles buscam.
A partir de objetivos claros, é possível lançar mão de estratégias eficazes que ajudam a aumentar a visibilidade do seu negócio, atrair o público certo e gerar mais resultados.
Agora que você entende o papel essencial do marketing imobiliária e as estratégias necessárias para obter resultados, que tal dar o próximo e contar com uma agência especializada que pode ajudar a transformar esses conceitos em ações reais e eficazes para trazer resultados para você?
A Pilar 3 é especialista em conectar empresas ao seu público-alvo, com conhecimento técnico em SEO e um time qualificado nós oferecemos soluções digitais completas.
Nossas ações incluem:
- Criação e otimização de site
- Google Meu Negócio
- SEO Para Negócios Locais
- Redação de Conteúdo Otimizado
- Consultoria de SEO
Pronto para transformar planejamento em ação e construir um marketing imobiliário de sucesso que realmente conquiste novos clientes?
Então fale hoje mesmo com um especialista da Pilar 3! Estamos prontos para ajudar você a alcançar os melhores resultados!